Itinerários Formativos

Itinerários Formativos

Os Itinerários Formativos são compostos por cada conjunto de Unidades Curriculares ofertadas pelas Instituições e Redes de Ensino que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o mundo do trabalho de forma a contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade. São estratégicos para a flexibilização da organização curricular do Ensino Médio, pois possibilitam opções de escolha aos estudantes e podem ser estruturados com foco em uma Área do Conhecimento, na Formação Técnica e Profissional ou, também, na mobilização de competências e habilidades de diferentes áreas, compondo Itinerários Integrados, nos seguintes termos da Proposta Pedagógica da SED/MS. Estão organizados em Parte Comum e Parte Flexível, a saber:

1- Parte Comum dos Itinerários Formativos

A Parte Comum do Itinerário Formativo é organizada por meio do Núcleo Integrador, com a finalidade de desenvolver as habilidades relacionadas às competências gerais da BNCC, tendo como referência didático-pedagógica a pesquisa, a interdisciplinaridade e o protagonismo estudantil, contribuindo fortemente para um ambiente escolar mais integrado, motivador e favorável à produção de conhecimentos e à efetiva promoção da aprendizagem.

No Ensino Médio em Tempo Parcial, o Núcleo Integrador é composto por duas Unidades Curriculares: Projeto de Vida e Intervenção Comunitária, que se articulam de forma integrada e permeiam todas as Áreas de Conhecimento, possibilitando a consolidação de aprendizagens da BNCC e o desenvolvimento de habilidades específicas dos Itinerários Formativos. Assim, são organizados da seguinte forma:

Projeto de Vida 

Objetiva a reflexão e a construção das dimensões socioemocional, pessoal, cidadã e profissional do estudante. Essa Unidade Curricular auxiliará os estudantes a assumirem o protagonismo proposto nesse novo formato de ensino.

Intervenção Comunitária

Objetiva desenvolver projetos que promovam mudanças na comunidade, contribuindo para o bem-estar das pessoas, por meio da prototipação e implementação de soluções criativas aos problemas sociais de abrangência local. Em 2022, essa Unidade Curricular terá como foco o problema do agravamento do déficit educacional provocado pela pandemia da COVID-19. Desse modo, os estudantes serão envolvidos em ações específicas no âmbito do Plano de Recomposição da Aprendizagem em Mato Grosso do Sul (PRA-MS), que tem como foco a equidade educacional das habilidades essenciais e estruturantes de Linguagens e Matemática, articuladas às demais áreas de conhecimento.

No Ensino Médio em Tempo Integral, o Núcleo Integrador é mais aprofundado e com mais Unidades Curriculares além do Projeto de Vida e Intervenção Comunitária. São elas: Ciências Integradas e Novas Tecnologias; Empreendedorismo Social; Língua Espanhola; Linguagens e Interartes; Matemática Criativa.

Ciências Integradas e Novas Tecnologias

Objetiva desenvolver a investigação e experimentação científica integrada aos processos tecnológicos e cultura digital.

Empreendedorismo Social

Objetiva inspirar e mobilizar os estudantes para um olhar crítico acerca dos problemas locais ou regionais, fomentando a cocriação de iniciativas de potencial econômico com foco na geração de impacto social positivo.

Língua Espanhola

Objetiva desenvolver a aprendizagem e utilização da Língua Espanhola em diferentes contextos sociais, que exijam o domínio da leitura, escrita e da oralidade desta língua, bem como o conhecimento das características econômicas, culturais e política dos países hispânicos.

Linguagens e Interartes

Objetiva desenvolver as diversas linguagens existentes e a importância da comunicação no contexto atual, com foco na transdisciplinaridade dos saberes e nas linguagens contemporâneas das artes e literatura.

Matemática Criativa

Objetiva desenvolver a partir da modelagem de problemas, a capacidade de analisar e interpretar dados em diversos formatos e propor soluções criativas usando métodos matemáticos.

2 – Parte Flexível dos Itinerários Formativos

A Parte Flexível do Itinerário está organizada em dois percursos formativos: Propedêutico que possibilita o aprofundamento em áreas de conhecimento e o Profissional, que promove a formação técnica e profissional. Assim, o estudante tem a possibilidade de escolher o percurso que contempla seu projeto de vida.

O Percurso Formativo Propedêutico está organizado em quatro unidades curriculares de aprofundamento nas áreas de conhecimento e uma Unidade Eletiva.

Nas unidades de aprofundamento, são desenvolvidas temáticas produzidas pela SED/MS, dispostas no Catálogo de Unidades Curriculares – CUC, enquanto na Unidade Eletiva, os temas são definidos pela escola, de acordo com sua proposta pedagógica.

O Percurso Formativo Profissional está organizado em três Unidades Curriculares, promovendo aprendizagens voltadas à qualificação profissional dos estudantes. Nesse percurso, são desenvolvidas duas temáticas em cada Unidade Curricular, de acordo com o curso ofertado pela escola.

Veja também:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.