ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Componente curricular: Linguagens e suas Tecnologias
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Contação de História
Descrição: Leitura dramática da História de Leonardo da Vinci

Componente curricular: Linguagens e suas Tecnologias
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Contação de História
Descrição: Leitura dramática da História de Chiquinha Gonzaga

Componente curricular: Educação Física
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: Ginástica
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competência específica do Componente: Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF07.s.06) Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias,com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança. Objetos de conhecimento: – Ginástica Geral

Componente curricular: Linguagens e suas Tecnologias
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Contação de História
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: Leitura dramática da História de Pablo Picasso

Componente curricular: Língua Inglesa
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: A Língua Inglesa no cotidiano da criança.
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: A quem se destina a aula: Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente:
1 – Identificar o lugar de sí e o do outro em um mundo plurilingue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da Língua Inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.
3 – Identificar similaridade e diferenças entre Língua Inglesa e a língua materna/outras línguas, articulando-as a aspectos sociais, culturais e identitários, em uma relação intríseca entre língua, cultura e identidade.

Habilidades: (MS.EF02LI00.n.02) Interagir em Língua Inglesa, fazendo uso da repetição de sons e vocábulos, tais como: At the city, Transportation, Weather (season), Temperature, Food and drinks (lunch / dinner), Feelings, Professions, de modo a criar vínculo com a língua em questão
(MS.EF02LI00.n.05) Utilizar, em contexto lúdico, movimentos, gestos e olhares em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro de fantoches e música, de modo a interagir socialmente.
(MS.EF02LI00.n.11) Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido.
(MS.EF03LI00.n.02) Interagir em Língua Inglesa fazendo uso da repetição de sons e vocábulos, tais como: Time, School subjects, Likes and dislikes, Relatives, Countries and Nationalities de modo a criar vínculo com a língua em questão.

Objeto de Conhecimento: Food, like and dislike, and Numbers.

Componente curricular: Matemática
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Multiplicação na reta numérica
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. Habilidades: (MS.EF02MA07.s.08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável. (MS.EF03MA03.s.03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito. Objetos de conhecimento: – Problemas envolvendo adição de parcelas iguais (multiplicação). – Construção de fatos fundamentais da adição, subtração e multiplicação Reta numérica.

Componente curricular: História
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Mundo pessoal: meu lugar no mundo / Comunidade e seus registros
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente

Componente curricular: Linguagens e suas Tecnologias
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Contação de História
Descrição: Leitura do Best-Seller Infantil: Tenho Mais Monstros na Barriga. Autora: Tonia Casarin Ilustradora: Heloisa Mesquita Agência Brasileira do ISBN

Componente curricular: Linguagens e suas Tecnologias
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Poemas e Contos
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem. – Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos. – Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao (s) interlocutor (es) e ao gênero do discurso/gênero textual. – Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura. Habilidades: (MS.EF69LP21.s.21) (MS.EF69LP48.s.48) (MS.EF69LP53.s.53) (MS.EF67LP27.s.27) (MS.EF67LP28.s.28) (MS.EF67LP31.s.31) (MS.EF69LP54.s.54) Objetos de Conhecimento: Esses objetos de conhecimento estão inseridos em Todos os Campos de Atuação que correspondem: campo das práticas de estudo e pesquisa; o campo jornalístico midiático; o campo artístico-literário; e o campo de atuação na vida pública), todos contextualizados aos conhecimentos em Língua Portuguesa.

Componente curricular: Matemática
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Adição na reta numérica
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente:

  1. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

Habilidades: (MS.EF01MA04.s.04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetos de conhecimento:
Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100).
Reta numérica.

Componente curricular: Educação Física
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Ginástica
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Habilidades: (MS.EF12EF07.s.06) Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança. (MS.EF12EF08.s.13) Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.

(MS.EF35EF07.s.05) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano. Objetos de conhecimento: Ginástica Geral

Componente curricular: Matemática
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Subtração na Reta Numerica
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente:

  1. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

Habilidades:
(MS.EF01MA04.s.04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetos de conhecimento:
Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100). Reta numérica.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: SUBSTITUIR
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.