ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Componente curricular: Linguagens e suas Tecnologias
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Contação de História
Descrição: Leitura dramática da História de Leonardo da Vinci

Componente curricular: Linguagens e suas Tecnologias
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Contação de História
Descrição: Leitura dramática da História de Chiquinha Gonzaga

Componente curricular: Educação Física
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF00.a.08) Explorar experiências pessoais, sociais e culturais vivenciadas no seu cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Componente curricular: Ginástica
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Jogos e brincadeiras
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competência específica do Componente: Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Habilidades: (MS.EF12EF07.s.06) Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias,com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança. Objetos de conhecimento: – Ginástica Geral

Componente curricular: Linguagens e suas Tecnologias
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Contação de História
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: Leitura dramática da História de Pablo Picasso

Componente curricular: Língua Inglesa
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: A Língua Inglesa no cotidiano da criança.
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: A quem se destina a aula: Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente:
1 – Identificar o lugar de sí e o do outro em um mundo plurilingue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da Língua Inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.
3 – Identificar similaridade e diferenças entre Língua Inglesa e a língua materna/outras línguas, articulando-as a aspectos sociais, culturais e identitários, em uma relação intríseca entre língua, cultura e identidade.

Habilidades: (MS.EF02LI00.n.02) Interagir em Língua Inglesa, fazendo uso da repetição de sons e vocábulos, tais como: At the city, Transportation, Weather (season), Temperature, Food and drinks (lunch / dinner), Feelings, Professions, de modo a criar vínculo com a língua em questão
(MS.EF02LI00.n.05) Utilizar, em contexto lúdico, movimentos, gestos e olhares em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro de fantoches e música, de modo a interagir socialmente.
(MS.EF02LI00.n.11) Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido.
(MS.EF03LI00.n.02) Interagir em Língua Inglesa fazendo uso da repetição de sons e vocábulos, tais como: Time, School subjects, Likes and dislikes, Relatives, Countries and Nationalities de modo a criar vínculo com a língua em questão.

Objeto de Conhecimento: Food, like and dislike, and Numbers.

Componente curricular: Matemática
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Multiplicação na reta numérica
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. Habilidades: (MS.EF02MA07.s.08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável. (MS.EF03MA03.s.03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito. Objetos de conhecimento: – Problemas envolvendo adição de parcelas iguais (multiplicação). – Construção de fatos fundamentais da adição, subtração e multiplicação Reta numérica.

Componente curricular: História
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Mundo pessoal: meu lugar no mundo / Comunidade e seus registros
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente

Componente curricular: Linguagens e suas Tecnologias
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Contação de História
Descrição: Leitura do Best-Seller Infantil: Tenho Mais Monstros na Barriga. Autora: Tonia Casarin Ilustradora: Heloisa Mesquita Agência Brasileira do ISBN

Componente curricular: Linguagens e suas Tecnologias
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Poemas e Contos
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem. – Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos. – Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao (s) interlocutor (es) e ao gênero do discurso/gênero textual. – Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura. Habilidades: (MS.EF69LP21.s.21) (MS.EF69LP48.s.48) (MS.EF69LP53.s.53) (MS.EF67LP27.s.27) (MS.EF67LP28.s.28) (MS.EF67LP31.s.31) (MS.EF69LP54.s.54) Objetos de Conhecimento: Esses objetos de conhecimento estão inseridos em Todos os Campos de Atuação que correspondem: campo das práticas de estudo e pesquisa; o campo jornalístico midiático; o campo artístico-literário; e o campo de atuação na vida pública), todos contextualizados aos conhecimentos em Língua Portuguesa.

Componente curricular: Matemática
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Adição na reta numérica
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente:

  1. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

Habilidades: (MS.EF01MA04.s.04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetos de conhecimento:
Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100).
Reta numérica.

Componente curricular: Educação Física
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Ginástica
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Habilidades: (MS.EF12EF07.s.06) Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança. (MS.EF12EF08.s.13) Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.

(MS.EF35EF07.s.05) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano. Objetos de conhecimento: Ginástica Geral

Componente curricular: Matemática
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Subtração na Reta Numerica
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente:

  1. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

Habilidades:
(MS.EF01MA04.s.04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetos de conhecimento:
Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100). Reta numérica.

Componente curricular: Língua Inglesa
Turma(s): Estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Tema da aula: Frutas e Cores
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente:
Comunicar-se na Língua Inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas, ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social.

Habilidades:
(MS.EF01LI00.n.02) Propiciar repertório sociocultural com uso de imagens, flashcards a fim de ampliar vocabulário.
(MS.EF02LI00.n.03) Propiciar repertório sociocultural por meio de vocabulários e situações que envolvam interação discursiva com o uso de imagens, flashcards a fim de construir novos conhecimentos.
(MS.EF03LI00.n.04) Propiciar repertório sociocultural por meio de pequenos diálogos e com uso de imagens, flashcards a fim de construir novos conhecimentos.

Objetos de conhecimento: Frutas e Cores

Componente curricular: Música
Turma(s): Ensino Fundamental 4º e 5º.
Tema da aula: Música
Descrição: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Componente curricular: Linguagens e suas Tecnologias (Artes)
Turma(s): Ensino Fundamental 4º e 5º.
Tema da aula: Lendas e Causos
Descrição: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Componente curricular: Educação Física
Turma(s): Ensino Fundamental I e II
Tema da aula: Jogos Eletronicos
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente:
Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Habilidades:
(MS.EF67EF01.s.01) Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.
(MS.EF67EF02.s.01) Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.

Componente curricular: Projeto de Vida
Turma(s): Ensino Fundamental I e II
Tema da aula: Sentimentos e Emoções
Descrição: Competências Gerais da BNCC
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar
com elas.

Habilidades:

  • Conhecer, nomear e identificar sentimentos e emoções.
  • Experimentar e fruir diferentes brincadeiras, jogos e dinâmicas, desenvolvendo com intencionalidade as inteligências Inter e Intrapessoais.
    Objetos de conhecimento:
  • Sentimentos e emoções
  • Sua importância e benefícios para o ser humano.
  • Desenvolvimento das inteligências inter e intrapessoais

Componente curricular: Geografia
Turma(s): Ensino Fundamental I
Tema da aula: O sujeito e seu lugar no mundo
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente:
Competências Gerais da BNCC – 1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
Competências específica -Geografia

  1. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

Habilidades:
(MS.EF01GE03.s.04) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.
(MS.EF02GE05.s.03) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
(MS.EF03GE04.s.04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

Objetos de conhecimento:

  • Situações de convívio em diferentes lugares.
  • Convivência e interações entre pessoas na comunidade.
  • Paisagens naturais e antrópicas em transformação.

Componente curricular: Arte
Turma(s): Ensino Fundamental I
Tema da aula: Lendas e Causos –
Descrição:
Competências Gerais da BNCC ou Competências específicas do Componente:

  • Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Componente curricular: Projeto de Vida
Turma(s): Ensino Fundamental I e II
Tema da aula: Emoções
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente:
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Habilidades:

  • Conhecer, nomear e identificar afetos, sentimentos e emoções.
  • Criar soluções e formular estratégias para construir e apreciar bons relacionamentos.
  • Identificar e conhecer diferentes características pessoais, referentes ao
    seu corpo, comportamentos, atitudes, sentimentos, higiene etc.
    Objetos de conhecimento: – Sentimentos, afetos e emoções – Como lidar, sua importância e seus benefícios.
  • Desenvolvimento das inteligências inter e intrapessoais.

Componente curricular: Língua Portuguesa
Turma(s): Ensino Fundamental 4º e 5º
Tema da aula: Análise Linguística
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente:

  1. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

Habilidades:
(MS.EF04LP10.s.10) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(MS.EF04LP11.s.11) Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(MS.EF35LP16.s.16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

Objetos de conhecimento:
Compreensão em leitura
Escrita colaborativa

Componente curricular: Matemática
Turma(s): Ensino Fundamental 4º e 5º
Tema da aula: Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais
Descrição: Competências Gerais BNCC ou Competências específica do Componente:
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo;
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo autoestimas e a perseverança na busca de soluções;
Utilizar processos e ferramentas matemática, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimentos, validando estratégias e resultados.

Habilidades:
(MS.EF07MA13.s.13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.
(MS.EF07MA17.s.17) Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.

Objeto de Conhecimento:
Linguagem algébrica: variável e incógnita.
Problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.

Componente curricular: Língua Portuguesa
Turma(s): Ensino Fundamental 4º e 5º
Tema da aula: Variações Linguísticas
Descrição: Competências Gerais da BNCC ou Competências específica do Componente:
Reconhecer a língua como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
Demonstrar atitude respeitosa diante de variedades linguísticas, rejeitando preconceitos linguísticos.
Valorizar a escrita como bem cultural da humanidade.

Habilidades:
( MS.EF04LP03. s.03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.
No campo estudo e pesquisa.
(MS. EF04LP24.s.24) Adequação do texto às normas de escrita, relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações.
Em todos os campos de atuação ação.
(MS.EF05LP02.s.02) Conhecimento do alfabeto do português do Brasil. Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados,), comparando o significado de termos utilizados na linguagem usual.

  • Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.
  • Adequação do texto às normas da escrita.

Objetos de Conhecimento:
Esses objetos de conhecimento estão inseridos em Todos os Campos de Atuação que correspondem: campo das práticas de estudo e pesquisa; o campo jornalístico midiático; o campo artístico-literário; e o campo de atuação na vida pública), todos contextualizados aos conhecimentos em Língua Portuguesa.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.