UNIDADE INTEGRADORA PROJETO DE VIDA
Considerando as políticas educacionais contemporâneas, o histórico de ações desenvolvidas com os agentes responsáveis pelo componente/unidade curricular na REE/MS, a SED/MS, por meio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED/SED), constitui a Unidade Integradora Projeto de Vida, por intermédio da Coordenadoria da Educação Infantil e Ensino Fundamental (CEIEF), articulada à Coordenadoria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (CFOR), Coordenadoria de Avaliação (COAV), Coordenadoria de Psicologia Educacional (COPED), Coordenadoria de Modalidades Específicas (COMESP), Coordenadoria do Ensino Médio e Educação Profissional (COEMEP) e Coordenadoria de Educação Especial (COESP), como também, à Unidade de Coordenação Pedagógica e Unidade de Análise de Dados Educacionais.
A Unidade Integradora Projeto de Vida tem como objetivo geral, estabelecer a concepção pedagógica e curricular do componente/unidade Projeto de Vida da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, em consonância com as premissas da Educação Integral. Esta Unidade de Pesquisa se apresenta como um grupo pedagógico multidisciplinar, de caráter colaborativo, dialógico, com foco no acompanhamento e assessoramento das escolas da REE/MS.
Os principais objetivos dessa Unidade é orientar, formar e acompanhar o exercício profissional docente do Projeto de Vida na REE/MS para contribuir com a implementação da Educação Integral, na perspectiva inclusiva; Subsidiar a orientação e o acompanhamento pedagógico da equipe gestora (diretor, diretor adjunto e coordenador pedagógico) do componente/unidade Projeto de Vida, a fim de transversalizá-lo às demais unidades curriculares e ações que compreendem as relações escolares; Constituir uma Unidade de pesquisa, estudo e ações sobre Projeto de Vida, fomentando a produção escrita e teórica, com base na teoria histórico cultural e estudos da neurociência, direcionadas às práticas educativas, à constituição de saberes, de significações e de heranças culturais do projetar a vida dos estudantes, seu entorno e sua relação com a comunidade escolar.
Por fim, a necessidade da Unidade Integradora de Pesquisa do Projeto de Vida se instaura frente ao objetivo de potencializar o respectivo componente/unidade, haja vista que é considerado como uma das estratégias pedagógicas que compõem transversalmente as matrizes curriculares sul-mato-grossense, especificamente, com vistas a potencializar, enriquecer e aprimorar habilidades e competências para o desenvolvimento integral dos estudantes, por meio de um espaço sociorrelacional que permite o acesso aos bens e saberes historicamente construídos, ao conhecimento de si e o respeito e a valorização das diversidades e juventudes.