No período de 26 a 29 de outubro de 2022, aconteceu a maior feira da região do Centro Oeste, a FETEC-MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul). O professor Demerval Alves de Souza Júnior, que atua na Rede Estadual de Ensino desde 2015, teve sete (7) trabalhos premiados como orientador e coorientador, sendo esses prêmios: 1º lugar em Ciências Biológicas, 4º lugar em Ciências Exatas e da Terra, credenciamento da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), bolsa de iniciação científica PIPIC, recomendação de publicação na Revista Scientia Prima, menção honrosa da Superintendência de Gestão de Pessoas de Mato Grosso do Sul e participação no Programa de Pré-Incubação de Startups Inovadoras de UFMA.
O professor Demerval Júnior desenvolve o trabalho científico com os alunos da Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes através do Clube de Ciências, em que projetos são desenvolvidos durante o ano letivo e depois selecionados para a competição nas feiras municipais, estaduais, federais e internacionais.
“Trabalhar com projetos de iniciação científica é proporcionar aos alunos e à comunidade uma oportunidade de ir além da sala de aula, de participar da transformação da nossa sociedade, na verdade, do mundo; e ainda mostrar aos alunos da rede pública de ensino que eles são capazes de ser o que sonham”, afirma o professor Demerval Júnior.
O diretor, Marcelo José de Souza, da escola Arlindo de Andrade Gomes, conta que sempre constou no PPP (Projeto Político Pedagógico) a Feira do Conhecimento, pois é princípio da escola apoiar aqueles que conseguem se destacar. Assim, com a liderança do professor Demerval Júnior, a escola tem agregado mais professores que buscam o fazer científico, a fim de conquistar novos espaços. “A escola tem a gratidão com essa equipe que tem desenvolvido um trabalho que consegue fazer apresentação em alto nível em qualquer feira de conhecimento, uma vez que já era prática da escola de muitos anos a feira do conhecimento, mas que foi ganhando um brilho e um caráter mais científico agora” (Marcelo José de Souza, diretor).