A Escola Estadual João Carlos Flores, no Bairro Rita Vieira, em Campo Grande é uma das escolas pré-selecionadas para concorrer ao Prêmio Educador Transformador, e esta concorrendo com quatro projetos: O bairro onde moro; Projeto Lâmpadas (em parceria com a Reciclus.org); Consumo solidário e empreendedorismo e o Projeto Integrador Horta na escola. Essa premiação tem o objetivo de reconhecer projetos educacionais transformadores com foco na educação empreendedora e devem ser desenvolvidos por professores brasileiros de instituições de ensino públicas ou privadas, de todo o país.
Todos os projetos estão voltados à educação ambiental e às diretrizes da sustentabilidade. Foram realizados por alunos Ensino Fundamental e Médio, sob tutoria do professor mestrando Nelson Alves Ribeiro, da parceria dos gestores Claudecy José da Cruz e Jennifer Sheylla Fautino Montenegro, além dos demais integrantes da equipe pedagógica e da comunidade escolar. A direção salienta a importância da realização de projetos que ampliam os conhecimentos dos estudantes propiciando uma visão mais ampla em relação ao consumismo, a sustentabilidade e a possibilidade de intervenção positiva na comunidade em que moram. A Diretora Adjunta expõe ainda que ações como essas vão de encontro ao compromisso com a Educação global dos estudantes e contempla os objetivos de desenvolvimento sustentável contidos na agenda 2030 da ONU.
Confira os projetos pré-selecionados:
O bairro onde moro: Os alunos desenvolveram ações práticas em equipe, explorando a multiplicidade das formas de compreender e aprender a elaborar perguntas, realizar entrevistas, identificar mapas, traçar percursos e trajetos, informações que foram transformadas em flyers distribuídos à comunidade.
Projeto lâmpadas: Com o objetivo de aprender como se dá o correto manuseio e descarte de lâmpadas e criar um ponto de coleta com datas previamente agendadas, os alunos participantes elaboraram folders e os distribuíram à comunidade, assistiram a vídeos e apresentações dos representantes da Reciclus – empresa que tem pontos de coletas deste material e foi parceira da ação –, os quais também promoveram uma semana de palestras e atividades aos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Mais de 500 lâmpadas foram recolhidas.
Consumo Solidário e Empreendedorismo: A fim de aplicar as políticas dos 4R’s, sendo: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reparar, durante a reunião Família e Escola foi realizado um bazar com a comercialização de produtos vendidos por valores simbólicos. Para tanto, roupas e calçados foram arrecadados pelos estudantes, que durante as aulas de Empreendedorismo Social, também atuaram na seleção de peças que seriam ofertadas, fazendo os reparos, precificando os itens e divulgando a ação. Os valores arrecadados foram revertidos para a compra de insumos para o Projeto Integrador Horta na Escola.
Projeto Integrador Horta na Escola: Os estudantes envolveram-se com as etapas de cálculo, planejamento, desenho do espaço, preparação do solo, plantio de cheiro verde, batata-doce, alface, couve, melancia e colheita destas variedades, as quais foram consumidas pelos próprios alunos na alimentação escolar. Interdisciplinar, o projeto envolveu diversos componentes curriculares, que contribuíram ativamente para que a horta fosse possível, com destaque à inclusão de alunos com deficiência, os quais participaram ativamente de todas as fases.
Prêmio Educador Transformador
Os projetos pré-selecionados serão reconhecidos com selo e certificado, e no dia 17 de abril, serão selecionados 70 educadores, que além do recebimento de certificado, terão direito a um pacote completo de participação no evento Bett Brasil 2023, incluindo ingresso para os quatro dias de evento, passagem área, hospedagem, alimentação e translado.
Texto: SED-MS
Fotos: Acervo da EE João Carlos Flores