Foi realizado na Escola Estadual Viriato Bandeira, no Município de Coxim, o projeto “CASTANHA DE BARU: UM ALIMENTO SUSTENTÁVEL”.
Participaram os estudantes do Ensino Médio, Ryan Ferreira de Araújo, Esther Laurentino Jacobsen, Fellipe Asafe da Silva Pedroso, orientados por Carolina Beccegato Funarim e Brás Bispo, na Unidade Curricular de Química Verde, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
O início do projeto se deu por meio de pesquisa científica, com o intuito de investigar a composição nutricional da castanha do baru, na qual verificou-se grande quantidade de macro e micronutrientes que essa castanha possui.
Durante esse processo, os estudantes colheram o baru, descascaram, torraram, trituraram e realizaram algumas receitas juntamente com as merendeiras da escola, com o intuito de deixar o lanche deles mais nutritivo.
Além disso, houve a busca de conhecimentos das pessoas que moram na comunidade, pois essas têm o hábito de utilizar a castanha como alimento, pois conhecem desde seus ancestrais suas propriedades nutritivas. Tal conhecimento empírico foi confirmado pela pesquisa, a qual identificou elementos antioxidantes de alta concentração, vitamina E, zinco, ferro, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e ácidos graxos.
Diante das considerações acima, o projeto manteve a intenção de integrar o conhecimento científico à assistência social, a fim de contribuir na alimentação dos indivíduos que necessitam de uma suplementação nutricional e, principalmente, para pessoas carentes que sofrem da ausência de uma alimentação nutritiva.
A pesquisa foi realizada e apresentada na Feira de Ciências e suas Tecnologias, pelo Instituto Federal IFMS, em Coxim, região norte – FECITECX/2022, sendo premiado em 1º LUGAR.
Parabéns a todos os envolvidos!