PROFESSOR – CURSOS E OPORTUNIDADES

O portal também promove aos educadores cursos e oportunidades pertinentes à implantação do Novo Ensino Médio, Formação Profissional que são oferecidos por Fundações, Institutos e Secretarias Estaduais de Educação, tais como:

  • Google Sala de aula
    O Google Sala de aula é um recurso desenvolvido pela Google Workspace for Education destinado à educação, que pode ser acessado do computador, tablets e smartphones. Ele integra as ferramentas de produtividade como e-mail, documentos, planilhas, desenhos, formulários, armazenamento na nuvem, dentre outros, de maneira organizada. Com este recurso, o professor pode criar um novo canal de comunicação com seus estudantes, ao criar uma sala de aula virtual, na qual terão acesso a materiais previamente selecionados e a atividades agendadas para serem feitas na escola ou fora dela, virtualmente. Conheça os tutoriais que de como utilizar a ferramenta na Plataforma Protagonismo Digital ou assista os vídeos com os Tutoriais: SED G SUITE – Guia para professores.
    Google sala de aula
    G SUITE – Guia para professores.
  • Microsoft 365
    Estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino (REE) poderão utilizar os aplicativos que fazem parte do pacote Microsoft 365, que oferece meios para viabilizar a aprendizagem remota, fornecendo ferramentas que proporcionam agilidade no planejamento das atividades e possibilitam o desenvolvimento da criatividade, da comunicação e da colaboração entre os estudantes, além de disponibilizar o Microsoft Teams, uma multiplataforma que pode ser utilizada a partir de um desktop (computador pessoal), notebook, tablet ou dispositivo móvel (celular). Saiba mais como acessar a ferramenta pela Plataforma Protagonismo Digital SED-MS ou assista os vídeos com os Tutoriais: Tutorial Microsoft 365 – Professor
    Microsoft e SED
    Tutorial Microsoft 365 – Guia para Professores
  • Plataforma AVAMEC
    A Plataforma AVAMEC é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações formativas, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio educacional à distância no processo ensino aprendizagem. Acesse o curso no link abaixo:
    AVAMEC

  • Protagonismo Digital
    É uma plataforma gratuita de busca de recursos digitais de aprendizagem que reúne vários conteúdos da Internet e fomenta a criação e o compartilhamento de conhecimento entre docentes, estudantes e gestores escolares. São mais de 38 mil Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) que incluem games, vídeos, infográficos, animações e simuladores os quais podem ser utilizados por quem deseja aprender e ensinar utilizando a tecnologia.
    Protagonismo Digital – Cursos
  • Fundação Bradesco – Portal Educacional
    Fundação Bradesco – Portal educacional que favorece a aprendizagem, oferecendo   cursos livres que  possibilitam a aprendizagem autônoma e emitem certificados com suas respectivas cargas horárias e conteúdos programáticos. Aqueles que optam por fazê-los, enriquecem seus currículos e aumentam suas chances de ingresso no mercado de trabalho. Acesse o curso no link abaixo:
    Escola Virtual – Fundação Bradesco – Escola Virtual (ev.org.br)
  • Professor do Futuro
    Oferece aos educadores ferramentas para a compreensão da educação na era V.U.C.A. (volátil, incerta, complexa e ambígua) em que vivemos, na qual o mundo passa por diversas transformações. Diante do contexto atual de ensino, a sala de aula pode se tornar um espaço interativo por meio das tecnologias entre estudante e professor. Acesse o curso no link abaixo:
    Professor do futuro – Sebrae
  • Apoio do Professor
    A plataforma é um programa de extensão universitária para a formação continuada de professores e especialistas em parceria da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) . Os cursos disponíveis tratam sobre as novas tecnologias de aprendizagem e sobre a matriz curricular na visão do desenho universal de aprendizagem. Acesse o curso no link abaixo:
    Apoio ao Professor – Programa de Extensão Gratuito em parceria com a UNESCO
  • FGV – A Fundação Getúlio Vargas (FGV)
    É uma das principais plataformas de cursos online gratuitos. São disponibilizadas formações de curta duração em diferentes áreas do conhecimento, incluindo educação. Entre as opções, estão os cursos de Educação e Desenvolvimento, Gestão do Cotidiano Escolar, Instrumentos de Avaliação na Educação, entre outros. Acesse o curso no link abaixo:
    Online | FGV Educação Executiva
  • Escolas Conectadas 
    O ProFuturo, programa global de educação da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação Bancária La Caixa, incentiva a formação à distância e o compartilhamento de conhecimento entre educadores por meio da plataforma Escolas Conectadas – um projeto que oferece cursos on-line de formação continuada, totalmente gratuitos, para professores da educação básica. Acesse o curso no link abaixo:
    Plataforma Escolas Conectadas
  • Escola Aberta Terceiro Setor
    É um projeto social que tem como missão promover a melhoria da capacitação dos profissionais do Terceiro Setor, por meio de cursos on-line de Educação à Distância, visando estimular o conhecimento e o empreendedorismo; promover a formação de profissionais comprometidos com a qualidade, o desenvolvimento do seu campo de atuação e a responsabilidade com as questões sociais, capazes de se adaptarem às mudanças que se verificam no Brasil. Acesse o curso no link abaixo:
    Escola Aberta do Terceiro Setor
  • Plataforma MEC RED
    É um espaço onde você pode contribuir e compartilhar com publicações próprias ou de outros autores. Podem ser usados para compartilhamento de projetos e/ou atividades entre professores e estudantes, comunicação e interação, relatar experiências, guardar recursos em coleções, seguir usuários e ainda acessar materiais de formação, sugestões de sites, leituras e filmes; arquivos de áudio e videoaulas. Para saber mais acesse o link:
    Plataforma MEC RED
  • Nova Escola
    Site para professores com diversas informações pedagógicas, tais como : Planos de aula, reportagens sobre ensino e aprendizagem, vídeos, animações e outras atualizações vivenciadas na Educação Básica. Para saber mais acesse o link:
    Nova Escola | Conteúdos alinhados à BNCC
  • Porvir
    Oferece dicas educacionais inovadoras, com diversas notícias sobre educação. Site com informações sobre educação em geral. Para saber mais acesse o link:
    PORVIR – Inovações em Educação
  • Portal do Professor
    O Portal do Professor é um espaço criado pelo MEC (Ministério da Educação) para a troca de experiências entre professores do ensino médio e fundamental. É um ambiente virtual com recursos apropriados para professores como sugestões e orientações para criar uma aula, recursos educacionais, vídeos, textos, cursos, fóruns, links direcionados e eventos relacionados à educação. Para saber mais acesse o link:
    Portal do Professor (mec.gov.br)
  • Domínio Público
    Este site oferece gratuitamente acesso às obras literárias, poesia, questões educativas, documentos, textos, música e muito mais. São arquivos que já estão em domínio público, em português e outras línguas. Há uma coleção especial apenas de livros sobre educadores famosos. Para saber mais acesse o link:
    Domínio Público – Pesquisa Básica (dominiopublico.gov.br)

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.