Com foco na recomposição das aprendizagens nas escolas da Rede Estadual de Educação urbana e rural, a SED, por intermédio da equipe pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de Aquidauana – CRE 1, representada pelos assessores escolares Cândida Cunha, Uanderson Holsback, Felipe Medina e Maria Gerônimo, vem realizando uma ação interventiva que visa dar suporte à gestão e aos professores das escolas indígenas pertencentes à respectiva jurisdição 1.
Visando um trabalho colaborativo, os assessores escolares, com apoio da Coordenadora Regional Gleyde Godoy, realizaram reunião com a gestão escolar, gestão pedagógica e liderança das escolas indígenas apresentando uma proposta sistematizada de recomposição de aprendizagem para o próximo semestre. Participaram desse momento de discussão a equipe da Unidade de Análise de Dados Educacionais (Unade) e a Coordenadoria de Modalidades Específicas (Comesp).
Após momentos de reflexão, gestores da EEI Natividade Alcantara Marques encaminharam seu planejamento para as aulas de recomposição a partir do próximo semestre. O diretor Claudenir e o Cacique Ndeti Reginaldo acreditam que a comunidade irá ganhar muito com essa oportunidade de recompor as aprendizagens, além de terem a certeza de que com o fortalecimento das habilidades essenciais os estudantes conseguirão acompanhar melhor as aulas.
A recomposição das aprendizagens vem sendo um desafio enfrentado por toda a Rede Estadual de Ensino, especialmente nas escolas que possuem matriz curricular própria considerando suas especificidades. O objetivo da ação é que as habilidades essenciais sejam trabalhadas nas escolas indígenas por professores designados, após deliberação coletiva pela comunidade. As orientações são fornecidas de modo presencial, pois o objetivo é dar suporte aos professores que irão trabalhar a recomposição, considerando as dificuldades e desafios de cada comunidade, para que o apoio pedagógico seja adequado e eficaz.
Essa escuta organiza os planejamentos e fomenta uma postura investigativa acerca das aprendizagens dos estudantes, a fim de evitar o acúmulo de defasagens nas escolas e garantir a continuidades das ações do PRA como um conjunto de estratégias que possibilitem ao estudante avançar na sua trajetória escolar com sucesso.
Momentos como esses contribuem para a exponencialização no desenvolvimento do trabalho exercido pelos profissionais na escola, pois apresentam estratégias diferenciadas diante dessa nova demanda.
Fotos: Arquivo Escolar