MATRIZES CURRICULARES – PAIS

As Matrizes Curriculares do Novo Ensino Médio são divididas em: Formação Geral Básica e   Itinerários Formativos. Os Itinerários Formativos estão organizados em:  Parte Comum e Parte Flexível.

Observe os quadros abaixo e conheça as Áreas de Conhecimento, compostas por Unidades Curriculares e os Itinerários Formativos compostos por conjunto de Unidades Curriculares.

FORMAÇAO GERAL BÁSICA

Todos os estudantes do Novo Ensino Médio precisam cursar.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS

PARTE COMUM: 

Nas escolas que ofertam o Ensino Médio em Tempo Parcial, o Núcleo Integrador é composto por duas Unidades Curriculares: Intervenção Comunitária e Projeto de Vida. Na Intervenção Comunitária , os estudantes serão envolvidos em ações específicas no âmbito do Plano de Recomposição da Aprendizagem em Mato Grosso do Sul (PRA-MS), que tem como foco a equidade educacional das habilidades essenciais e estruturantes de Linguagens e Matemática, articuladas às demais áreas de conhecimento. 

 

 

Se o Estudante escolher uma escola que oferta o  Ensino Médio em Tempo Integral, o Núcleo Integrador é mais aprofundado e com mais Unidades Curriculares. São elas: 

 

 

 

 

 

 

PARTE FLEXÍVEL: possibilita o aprofundamento em áreas de conhecimento.

A Parte Flexível do Itinerário está organizada em dois percursos formativos: 

Propedêutico: que possibilita o aprofundamento em áreas de conhecimento;

 

 

 

 

 

Profissional, que promove a formação técnica e profissional. Assim, o estudante tem a possibilidade de escolher o percurso que contempla seu projeto de vida.

O Percurso Formativo Profissional está organizado em três Unidades Curriculares, promovendo aprendizagens voltadas à qualificação profissional dos estudantes. Nesse percurso, são desenvolvidas duas temáticas em cada Unidade Curricular, de acordo com o curso ofertado pela escola.

 

 

 

 

 

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.