O Curso Normal Médio Indígena Território Etnoeducacional Povos do Pantanal, com Habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Médio teve seu início de forma notável, pois contou com a presença dos estudantes normalistas, membros da comunidade escolar, o Cacique Leveson Vicente e a liderança. Todos impactados com as mudanças que esse curso trará aos moradores dessa região. A equipe escolar relatou experiências de vida e acadêmicas, com intuito de incentivar os novos integrantes aos estudos.
A recepção foi organizada com elementos de decoração terena, deixando tudo muito original e lindo. A liderança deu as boas-vindas aos estudantes e os incentivou a não desistir dos seus sonhos mesmo diante dos desafios. O diretor Luiz Cesar de Souza Cardoso, agradeceu a escolha dos normalistas e relatou também sua experiência acadêmica e profissional, destacando as dificuldades encontradas na conquista do seu diploma de nível superior, ressaltando que é preciso resiliência para se alcançar seus objetivos.
No curso estão presentes os indígenas das sete aldeias locais e retomada, os quais foram beneficiados com 40 vagas. As aulas estão acontecendo no período noturno, com intervalo para lanche. Segundo o diretor, esses cursos de formação para professores assistentes é inédito na região e poderá ser a porta de entrada para outras formações profissionais
O curso conta com as professoras doutorandas Elinéia e Dalila, e as especialistas Fabiana e Sônia Regina (coordenadora do curso). A direção escolar, cacique e liderança agradecem o governador Eduardo Riedel, o Secretário de Estado de Educação Hélio Daher, o Coordenador da COPEED Alfredo Anastácio Neto e sua equipe pelo apoio às ações desenvolvidas nessa escola.
Meire Falco – Portal do NEM
Foto: Arquivo escolar.