PAIS, MÃES OU RESPONSÁVEIS

CARTA AOS PAIS, MÃES OU RESPONSÁVEIS 

Olá! Sejam muito bem-vindos ao nosso portal!
Vamos entender um pouco mais sobre o Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio é uma resposta às necessidades dos jovens brasileiros, visando auxiliá-los na definição do seu Projeto de Vida, buscando garantir que eles concluam essa etapa preparados (as) e com conhecimentos que se adequem aos seus objetivos.
Seu surgimento deve-se às alterações recentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 2017, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio em 2018.
A proposta de mudança dessa importante etapa de formação estava prevista no Plano Nacional de Educação desde 2014, mas sua implementação oficial ocorre a partir deste ano.
Para atender a todas essas demandas, o Novo Ensino Médio permite que o estudante tenha os conhecimentos básicos e ainda possa escolher as áreas que mais se identifica para aprofundar seus estudos, otimizando o tempo na escola. 

As escolas poderão escolher pelo Tempo Parcial ou Integral.

A carga horária mínima para escolas de Tempo Parcial, passará de 2.400 para 3.000 horas ao longo de três anos, até 2022, sendo que 1.800 horas serão destinadas para Formação Geral Básica, e pelo menos 1.200 horas para os Itinerários Formativos.
Nas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, a carga horária será estruturada em 1.800 horas para Formação Geral Básica e 2.700 horas para os Itinerários Formativos, integrando a Formação Técnica e Profissional, se houver, somando um total de 4.500 horas anuais. Parte da carga horária total poderá ser a distância: diurno até 20% e noturno até 30%.

O Novo Ensino Médio é composto por uma Parte Comum e por uma Parte Flexível (para a escolha do estudante), estruturada por Áreas de Conhecimento ou Formação Técnica e Profissional, em que você pode optar por qual caminho quer aprofundar seus estudos, por meio dos Itinerários Formativos tendo em vista seu Projeto de Vida. 

O Projeto de Vida é uma Unidade Curricular e passa a ser obrigatório no Novo Ensino Médio. Tem como objetivo auxiliar os alunos a assumirem o protagonismo proposto nesse novo formato de ensino. Além disso, incita ao contentamento e gratidão pelas vivências e experiências do seu cotidiano. 

A Secretaria de Estado de Educação tem investido na capacitação de profissionais por meio de formação contínua e em materiais didáticos que foram enviados às escolas para auxílio dos docentes. Além disso, está sendo  criado um portal do Novo Ensino Médio para auxiliar toda a comunidade escolar, bem como um Centro de Mídias  que irá  favorecer o protagonismo juvenil fundamentando-se em uma aprendizagem integradora e significativa, resultando no desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, socioemocionais associadas ao mundo do trabalho.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.