No último dia 06 de dezembro (terça-feira), no auditório da Receita Federal do Brasil em Campo Grande – RFB, aconteceu a grande festa de premiação do concurso para criação do Mascote da Educação Fiscal de Mato Grosso do Sul, uma realização do Governo do Estado por intermédio das Secretarias de Estado de Fazenda – SEFAZ/MS e de Educação – SED/MS, com apoio da Receita Federal do Brasil em Campo Grande – RFB, Observatório Social, Sindicato dos Fiscais Tributários do MS – Sindifiscal, Sindicato dos Auditores Fiscais – Sindifisco, Digix Soluções em Tecnologia, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Fundação Ueze Zahran, Unisaúde e das Universidades Públicas: UEMS, UFMS, IFMS.
Voltado para a sociedade Sul-mato-grossense, o concurso buscou criar a imagem visual da Educação Fiscal do MS expressos por meio de desenhos nas modalidades mão livre com slogan e digital com slogan, a participação no concurso foi voluntária e gratuita.
Os participantes puderam inscrever-se na categoria estudante (a partir dos 13 anos, regularmente matriculados nas escolas públicas ou privadas, localizadas no MS) ou na categoria sociedade civil (domiciliados no MS a partir dos 17 anos), em uma ou duas modalidades.
Na ocasião, além dos 20 finalistas premiados, houveram diversos sorteios para o público presente. Os primeiros lugares de cada modalidade e categoria, revelados por meio de Votação Popular, receberam um MacBook Air cada, doados pela RFB. Os 04 mascotes vencedores ficarão disponíveis para a SEFAZ, sendo 01 deles escolhido para representar a Educação Fiscal do Mato Grosso do Sul. Os demais serão utilizados aleatoriamente, conforme necessidade.
A abertura do evento de premiação contou com a empolgante apresentação da Orquestra Indígena da Fundação Ueze Zahran, a qual recepcionou os convidados e as autoridades presentes, dentre elas: Luiz Renato Adler – Secretário de Estado de Fazenda do MS, Eduardo Romero – Secretário de Estado de Cidadania e Cultura do MS, Zumilson Custódio – Delegado Adjunto da Receita Federal do Brasil em Campo Grande, Marcia Okama – Secretária Municipal de Finanças e Planejamento e Márcia Wilhelms – Coordenadora de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional.
De acordo com Luiz Renato Adler – Secretário de Estado de Fazenda, é muito importante levar o conhecimento à toda população Sul-mato-grossense sobre o que representa a Educação Fiscal, qual a importância de se conhecer os tributos e sua finalidade, de como é feito e de que forma. Para que todos possam entender a complexidade que é a arrecadação no Estado e no país. “Parabenizo mais uma vez todos os que participam e desenvolvem a Educação Fiscal em nosso Estado”, frisou o Secretário.
Durante sua fala Zumilson Custódio, em referência aos participantes afirmou que “A qualidade das obras não está apenas no aspecto da pintura e da beleza, mas sim na mensagem que elas transmitem, então a gente percebe que o trabalho da Educação Fiscal no Mato Grosso do Sul tem produzido bons frutos”.
Complementando, Marcia Okama exalta a grandiosidade e abrangência do concurso, “quero trazer esse exemplo também para a Prefeitura Municipal de Campo Grande, para que juntos possamos promover cada vez mais a Educação Fiscal”.
Já a representante da Secretaria de Educação, Marcia Wilhelms, enfocou que, “ a temática Educação Fiscal está presente no currículo de referência do nosso Estado e está operacionalizada em toda Rede. Entendemos isso como um grande passo, a Educação Fiscal é um tema contemporâneo e está garantida como uma das habilidades a serem desenvolvidas no currículo do ensino médio, é abrangente e vem desde lá do ensino fundamental. Procura desenvolver, clarear e trabalhar com o estudante a questão dos tributos o porquê da destinação deles. Então, quando você tem todo esse conhecimento por meio de um trabalho bem feito, bem realizado nós temos estudantes cada vez mais autores”.
Na visão do Secretário Eduardo Romero, um concurso, principalmente envolvendo jovens e tudo aquilo que envolve a questão artística e cultural passa a ter um significado diferente, ele tanto mexe com a criatividade, com a imaginação, como vem criando afetos e respeito por essa criação. “Então, falar de um tema tão ríspido, em geral não tão bem visto é fundamental que seja feito pelas artes. O Programa de Educação Fiscal do MS está de parabéns ao utilizar dessa metodologia para incentivar essa juventude a compreender a origem dos tributos”, conclui Eduardo.
O concurso foi extremamente pedagógico, inclusivo e democrático. Houve a participação de 32 municípios do Estado para produzir o melhor dos seus conhecimentos.
Os 20 desenhos selecionados contemplam alunos da Universidade Católica Dom Bosco, da CEEP Prof Maria Lourdes Widal Roma, das Escolas Estaduais São José e Professor Silvio Oliveira dos Santos de Campo Grande, da Escola Prof. João Magiano Pinto de Três Lagoas, da Escola Estadual Reynaldo Massi de Ivinhema da Escola Estadual Antônio Coelho de Nova Alvorada da Escola Estadual Maria Helena Albaneze de Corumbá, da Escola Estadual Leme do Prado de Ladário, da Escola Estadual Ernesto Rodrigues de Aparecida do Taboado e sociedade civil de Três Lagoas e Capital.
E como dizia no poema de Manuel de Barros, “O menino que carregava água na peneira”, citado na premiação, os participantes fizeram peraltagens com as cores, traços, letras e conceitos. Tiveram a sensibilidade e curiosidade para impregnar as obras de cidadania fiscal. Assim, para finalizar a tarde de grandes emoções, ainda tiveram a apresentação cultural do Rapper Amém e da banda Engenheiro Edson.
Classificação Oficial dos vencedores:
Categoria Sociedade Civil/Modalidade Digital com Slogan
5º lugar com 140 votos – Francisco de Lima Joaquim de Campo Grande
4º lugar com 156 votos – Cesar Ricardo da Silva de Campo Grande
3º lugar com 279 votos – Naiane Quirino de Biazi de Três Lagoas –
2º lugar com 328 votos – Johnny Machado Larroque de Campo Grande
1º lugar com 642 votos – Yasmin Coradelo Barbosa de Campo Grande
Categoria Estudante/Modalidade Digital com Slogan
5º lugar com 108 votos – Vitória Akemi Silva Ide de Ivinhema
4º lugar com 126 votos – Adrian braga da Silva de Campo Grande
3º lugar com 169 votos – Maria Rita Macedo Ferreira de Três Lagoas
2º lugar com 209 votos – Eloa Prado Paula Macena de Aparecida do Taboado
1º lugar com 685 votos – Stefany Fim Arão de Nova Alvorada do Sul
Categoria Sociedade Civil/Modalidade Mão Livre com Slogan
5º lugar com 65 votos – Débora Emy Teixeira Maciel de Campo Grande
4º lugar com 79 votos – Natã Ramos Souza de Campo Grande
3º lugar com 88 votos – Kelly Sandim Iwauchi de Campo Grande
2º lugar com 210 votos – Jesse Paulino Ramos de Campo Grande
1º lugar com 281 votos – Karine Machado Davalo de Campo Grande
Categoria Estudante/Modalidade Mão Livre com Slogan
5º lugar com 31 votos – Renan Lucas Farias da Silva de Campo Grande
4º lugar com 85 votos – Marjorie da Silva Aguiar de Campo Grande
3º lugar com 202 votos – Jessica Martins de Macedo de Ladário
2º lugar com 405 votos – Emmanuelly Aparecida de Lima Teodoro da Silva de Campo Grande
1º lugar com 594 votos – Mariana Dantas da Silva de Corumbá