Neste início do primeiro semestre do Ano Letivo de 2023, as escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) têm realizado o ‘Feirão das Eletivas’ para apresentar as temáticas das Unidades Curriculares Eletivas aos estudantes, que de forma autônoma, escolhem aquelas que mais lhe chamam a atenção.
Na Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, localizada em Campo Grande, a ação foi realizada na terça-feira (28), momento o qual os professores das disciplinas Eletivas apresentaram aos estudantes sobre o que será realizado ao longo do semestre, e também expuseram alguns materiais que fazem alusão aos blocos das unidades temáticas.
Conforme pontuado pelo coordenador do Ensino Médio, Jeferson Macedo Adriano, “a Escola está atenta às necessidades dos estudantes, sendo que as propostas, na maioria das vezes, surgem em conversas realizadas dentro do próprio espaço escolar, seja nas salas de aula, ou por interesses pontuados em palestras ou reuniões”, disse.
Apresentadas de forma descontraída, as temáticas despertaram o interesse dos estudantes, que na ocasião, além de ouvir os professores, também puderam manipular objetos e imaginar o que será desenvolvido em cada uma das Eletivas. Depois, em um formulário digital, os estudantes registraram as disciplinas ou o bloco temático de sua escolha.
“A forma lúdica de expor é um diferencial para fazer com que nossos estudantes tenham apreço pelas propostas; o primeiro contato com a disciplina tem que ser prazeroso, pois é a primeira impressão que vai permitir que o estudante deixe o professor conquistá-lo para mostrar, aos poucos, tudo o que a disciplina tem a oferecer”, pontuou Lusimeire da Silva Figueredo, diretora da EE Manoel Bonifácio Nunes da Cunha.
Em Sete Quedas, o ‘Feirão das Eletivas’ da Escola Estadual 4 de Abril foi promovido na última sexta-feira (3), com apresentações de slides realizadas pelos professores. Na ocasião, foi falado aos alunos sobre as propostas dos blocos temáticos, compostos de quatro Eletivas – sendo uma de cada área do conhecimento -, a fim de familiarizá-los com as ideias que serão estudadas nos próximos meses.
Aguardado pelos alunos, o Feirão teve data divulgada com antecedência, pois segundo Otavio Simei, diretor da EE 4 de abril, “os estudantes ficam empolgados com a escolha, com expectativas para conhecerem os temas, e também têm receio de perderem as Eletivas que querem estudar, já que existem um número de vagas para cada turma, então eles não faltam”, disse.
Após, a Escola simulou um espaço de votação, como se fosse uma seção eleitoral, com direito à cabine e urna, onde os alunos manifestaram as Eletivas de sua preferência. “A nossa intenção é que os estudantes tenham autonomia e compreendam que suas escolhas têm importância”, completou Otavio Simei, diretor da EE 4 de Abril.
Unidades Curriculares Eletivas
Ofertadas semanalmente nas Escolas em Tempo Integral e em Tempo Parcial, as Unidades Curriculares Eletivas têm duração de um semestre, sendo uma estratégia para exercitar o protagonismo e autonomia dos estudantes, e proporcionar a eles o acesso a diferentes temas, vivências e aprendizagens.
Ao ser um espaço de experimentação e aprofundamento dos estudos, as Eletivas possuem uma proposta de valorização das atividades lúdicas, onde a criatividade é evidenciada. Além disso, propicia que diferentes linguagens sejam desenvolvidas, havendo ainda, a consolidação das competências previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Acervo das escolas