Foi com muita empolgação e euforia que os estudantes da Escola Estadual Severino de Queiroz compareceram no Bioparque Pantanal, para visitar e contemplar as belezas desse novo espaço de experiência e conhecimento com o maior circuito de aquários de água doce do mundo.
Acompanhados por uma guia do Bioparque, pelos professores e pelo diretor Julio Cesar Gonçales da Silva, os estudantes iniciaram o trajeto conhecendo o aquário do Centro de Convenções, seguindo para o Museu da Biodiversidade, que apresenta uma exposição itinerante com fósseis da serra do Araripe como peixes, plantas e insetos, além de fragmentos de animais coletados por pescadores cedidas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina.
Na visitação pelo circuito do aquário, a guia do Bioparque trouxe muitas informações aos estudantes sobre:
- Veredas: considerada uma das principais fontes iniciais de água do Pantanal;
- Ressurgências: Inspirada nas nascentes da Serra da Bodoquena;
- Os Riachos De Cabeceiras e Rios De Bonito, um local conhecido por abrigar diversas espécies exclusivas (endêmicas).
- Os rios do Pantanal são compostos pelos rios Miranda e Aquidauana.
- O Banhado Sucuri, que são ambientes cheios de vida e vive neste espaço uma sucuri jovem, responsável pela maior quantidade de selfies e fotografias do local.
- A Baía Cachoeira, que é um ambiente inspirado na Serra da Bodoquena, com água cristalina e bicabornatada e de gosto salobra;
- No espaço Piranhas E Lobinhos, vivem peixes dos rios da Bacia Amazônica, Araguaia e Pantanal.
- Também neste percurso tem um espaço que apresenta os continentes Europa, Ásia, África e América / Amazônia submersa, com uma incrível apresentação artística criada pelo artista plástico, cenógrafo e ambientalista Roberto Alves Gallo.
Para encerrar o passeio, os estudantes puderam conhecer um espaço externo do Bioparque que apresenta as baías do Pantanal, que funcionam como um berçário para os peixes e jacarés.
Com muito entusiasmo, os estudantes tiraram selfies e compartilharam com a equipe o que sentiram após a visita no Bioparque. O vídeo abaixo apresenta o depoimento do diretor Julio Cesar Gonçales da Silva e dos estudantes Danilo dos Santos D’avila, Gabriel dos Santos D’avila e Amanda Braga Mosciaro, falando sobre a emoção de vivenciar essa experiência.
Fonte: https://bioparquepantanal.ms.gov.br/informacoes/
Publicado por: Meire de Falco