Com objetivo de melhorar a defasagem matemática dos estudantes do 2º ano B, o professor Leandro Luiz Benites realizou aulas de matemática criativa na EEIEM Pastor Reginaldo Miguel – HOYENÓ’O na aldeia Lagoinha no município de Aquidauana. Nessa atividade confeccionaram jogos chamado de “Adição dos Números Inteiros”, que foi construído com materiais como papelão, tampa de garrafa pet, folha sulfite, cola, tesoura, canetinha e lápis de cor.
O jogo consiste em jogar os dados em cima de tabuleiros, onde se calcula os valores de forma de entretenimento dos envolvidos. Segundo o diretor Luiz César de Souza Cardoso,esses jogos são bem vindos aqui na unidade, haja vista o período de pandemia que causou lacunas na aprendizagem da matemática elementar, trazendo uma defasagem educacional que levará um tempo maior para sua recomposição.
Com o sucesso do jogo na escola, o professor propôs junto com os estudantes confeccionar mais jogos e presentear as turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Indígena Marcolino Lili situado na mesma aldeia, sendo recebido pelo diretor da unidade Délio Delfino e professores na quadra da aldeia. Sobre esse ato, o diretor Luiz disse que esses jogos ajudarão os professores a conduzir a aprendizagem de operacionalizar os números de maneira lúdica, aprendendo e brincando.
A confecção e a utilização desses jogos manipuláveis ajudaram a desenvolver nos estudantes habilidades operacionais nos cálculos. Além disso, o fato de construir para outra escola, promoveu o sentimento de solidariedade com outros estudantes. O diretor Luiz César, o cacique Leveson Vicente e Liderança, agradecem o empenho do professor e sua turma pela eficaz iniciativa.
Fotos: Arquivo Escolar