Aprender brincando não é brincadeira é aprendizagem significativa
Na EE Zumbi dos Palmares – Escola da Autoria valeu-se de estratégia lúdica para ensinar Língua Portuguesa. Nesse viés, foi desenvolvido com os estudantes do Ensino Fundamental a Gincana da Morfologia através da dinâmica da torta na cara. O Professor de Práticas Linguísticas Felipe Eduardo Neves propôs essa atividade em momento de diálogo com a Coordenadora Pedagógica Leila Aparecida da Silva e a Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras Viviane Batista Vilela da Silva que estavam construindo o Plano de Ação da PCPI e o Plano de Trabalho referente ao Plano de Recomposição da Aprendizagem – PRA.
Os estudantes adquiriram os conhecimentos quanto ao estudo da morfologia em sala, durante as aulas de Práticas Linguísticas, Pesquisa e Autoria e Língua Portuguesa. A gincana foi desenvolvida como um dos mecanismos de verificação da aprendizagem.
Além dos estudantes do Ensino Fundamental, participaram da atividade a Coordenadora Pedagógica, Diretor, Coordenadora de Práticas Inovadoras, Coordenadora de Área de Linguagens e os Professores de: Práticas Linguísticas, Arte e Ciências da Natureza e o Grêmio Estudantil.
O estudante do 9º ano, Rickelmy da Silva, 13 anos, procurou a coordenação para o seguinte feedback: “Gostei muito da atividade de hoje. Foi muito divertido. Podia ter mais atividades dessa. Vou prestar mais atenção nas aulas de português”; Paolla dos Anjos, 13 anos, que também é Presidente do Grêmio Estudantil pontua: “A gincana hoje foi super legal. Além de ter a brincadeira teve bastante aprendizado porque é ouvindo que aprendemos”.
O Diretor Marcos Antônio da Silva Reichel afirma que: “ A Gincana foi extremamente importante, pois é prazeroso aprender se divertindo. A escola de autoria tem essa finalidade de estimular a aprendizagem, pois o aluno busca dar uma resposta e isso estimula o raciocínio”.
Esse momento foi riquíssimo uma vez que houve eficácia na redução do déficit que os estudantes apresentavam no ensino da Língua Portuguesa. Essa metodologia divertida, auxiliou de forma agradável a evolução e construção do conhecimento.
Arquivo Escolar