Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Governo de MS
  • Home
  • SOBRE O PORTAL
  • Novo Ensino Médio
    • Novo Ensino Médio – INTEGRAL
    • Novo Ensino Médio – NOTURNO
    • Novo Ensino Médio – PARCIAL
    • Novo Ensino Médio – PROFISSIONAL
  • Notícias
  • Dúvidas Frequentes
‹ Voltar

EE  Zumbi dos Palmares desenvolve atividades lúdicas com os estudantes para a Recomposição das Aprendizagens  

  • 29 maio 2023
  • Categorias:Escola da Autoria, Jaraguari
  • Compartilhar:

Aprender brincando não é brincadeira é aprendizagem significativa

Na EE Zumbi dos Palmares – Escola da Autoria valeu-se de estratégia   lúdica para ensinar Língua Portuguesa. Nesse viés, foi desenvolvido com os estudantes  do Ensino Fundamental a Gincana da Morfologia através da dinâmica da torta na cara. O Professor de Práticas Linguísticas Felipe Eduardo Neves propôs essa atividade em momento de diálogo com a Coordenadora Pedagógica Leila Aparecida da Silva e a Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras Viviane Batista Vilela da Silva que estavam construindo o Plano de Ação da PCPI e o Plano de Trabalho referente ao Plano de Recomposição da Aprendizagem – PRA.

Os estudantes adquiriram os conhecimentos quanto ao estudo da morfologia em sala, durante as aulas de Práticas Linguísticas, Pesquisa e Autoria e Língua Portuguesa. A gincana foi desenvolvida como um dos mecanismos de verificação da aprendizagem.

Além dos estudantes do Ensino Fundamental, participaram da atividade a Coordenadora Pedagógica, Diretor, Coordenadora de Práticas Inovadoras, Coordenadora de Área de Linguagens e os Professores de: Práticas Linguísticas, Arte e Ciências da Natureza e o Grêmio Estudantil.

O estudante  do 9º ano, Rickelmy da Silva, 13 anos, procurou a coordenação para o seguinte feedback: “Gostei muito da atividade de hoje. Foi muito divertido. Podia ter mais atividades dessa. Vou prestar mais atenção nas aulas de português”;  Paolla dos Anjos, 13 anos, que também é Presidente do Grêmio Estudantil pontua: “A gincana hoje foi super legal. Além de ter a brincadeira teve bastante aprendizado porque é ouvindo que aprendemos”.

O Diretor Marcos Antônio da Silva Reichel afirma que: “ A Gincana foi extremamente importante, pois é prazeroso aprender se divertindo. A escola de autoria tem essa finalidade de estimular a aprendizagem, pois o aluno busca dar uma resposta e isso estimula o raciocínio”.

Esse momento foi riquíssimo uma vez que houve eficácia na redução  do déficit que os estudantes apresentavam no ensino da Língua Portuguesa. Essa metodologia divertida, auxiliou de forma agradável  a evolução e  construção do conhecimento.

Arquivo Escolar

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

Avalie nosso site em uma escala de 1 a 5 estrelas

View Results

Carregando ... Carregando ...

Como podemos melhorar?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital