O acolhimento dos novos estudantes é uma prática educativa de extrema importância, no início do ano os estudantes “veteranos” são os rostos rosto amigos para auxiliar na adaptação dos colegas.
A tarde desta segunda-feira (06), os estudantes acolhedores da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, em Corumbá, tiveram oportunidade de planejamento e rever os amigos, com a formação e alinhamento para as atividades de recepção dos colegas estudantes, nos primeiros dias de aula do ano letivo de 2023.
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Formação dos estudantes acolhedores aconteceu na segunda-feira na unidade escolar
“O acolhimento de início de ano é uma ação marcante da Escola da Autoria JGP, pois ela recepciona os estudantes de forma calorosa, positiva, já direcionando-os para o início de sua caminhada rumo ao alcance de seu Projeto de Vida. É um momento importante, que precisa de diálogo e muito planejamento”, explicou a diretora Érica Oliveira.
Formação
A formação dos acolhedores foi realizada pela Gestão JGP, direção, coordenação pedagógica e coordenadores de área. Para esse momento, foi utilizada a cartilha do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, ICE. A cartilha aponta estratégias de acolhimento e direcionam os estudantes para refletir e elaborar seu projeto de vida. O acolhimento dos novos estudantes é uma prática educativa de extrema importância na Escola da Autoria. No início do ano, estudantes “veteranos” desempenham esse papel, sendo um rosto amigo para auxiliar na adaptação dos colegas.
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Ronald Silva fez questão de ser acolhedor, concluiu EM em 2022 e comemora sua aprovação na UFMS em Pedagogia.
Acolhimento
“O acolhimento é um momento que proporciona conforto e integração. No meu primeiro ano na Escola JGP, eu não tinha amigos, vim com muita vergonha, com medo e fui recebido com muito carinho. Isso fez com que eu conseguisse socializar e me sentir bem na mudança de rotina, em estudar integral, com novos alunos. Por isso, neste ano, apesar de já ter concluído o ensino médio, decidi fazer parte da equipe de acolhimento”, disse Ronald Silva, estudante que concluiu o Ensino Médio em 2022, e, no momento, comemora sua aprovação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para o curso superior de pedagogia.
Os dias de acolhimento de início de ano letivo 2023 serão dias 23 e 24 de fevereiro e estão programadas atividades de muito diálogo, integração, planejamento de ano letivo e reflexão sobre o Projeto de Vida.
Adersino Junior, Comunicação SED
Colaborou, coordenadora pedagógica Camila Cavalcante