No dia 30 de março de 2023, estudantes, professores e membros da Academia Estudantil de Letras “Raquel Naveira” da E.E. Prof. Emygdio Campos Widal, em Campo Grande-MS, marcaram presença no 1º Chá Acadêmico da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, para prestigiarem a palestra do escritor Rubenio Marcelo, intitulada “A poesia como ofício”. Foi uma noite de celebração para a literatura de nosso estado, com declamações do artista Ruberval Cunha na performance de improviso Guaicuru e homenagens aos professores de Literatura das escolas presentes.
A Academia Estudantil de Letras ( AEL) “Raquel Naveira” é um projeto criado em 2019, inspirado na experiência da Profª. Maria Sueli Gonçalves, de São Paulo, e adaptado para a realidade da escola integral pela Professora Thaís Barbosa. A AEL segue os moldes da Academia Brasileira de Letras e possui atualmente 45 cadeiras ocupadas por professores, alunos e ex-alunos da escola que representam os escritores brasileiros.
Os alunos escolhem seus escritores que são desde os mais consagrados, como Machado de Assis, José de Alencar, Jorge Amado, escritores contemporâneos como Paula Pimenta, Elayne Baeta e Chico Buarque e escritores sul-mato-grossenses representados por Raquel Naveira, Manoel de Barros, Leonardo Triandopolis, Henrique de Medeiros, Rubenio Marcelo, entre outros, demonstrando a diversidade literária do país.
O aluno egresso da escola e membro da AEL, Kenner Garcia Pereira, representante da cadeira 20 de Olavo Bilac, participou da palestra e afirmou que “O evento na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras foi muito produtivo, representando a arte e a cultura de Mato Grosso do Sul. O poeta e acadêmico Rubenio Marcelo fez uma palestra linda e descontraída sobre os escritores da ASL, sobre o que é poesia […]. Acredito que esse Chá Acadêmico foi muito importante para os estudantes e professores que lá estavam presentes, pois foi uma palestra que nos proporcionou a visão dos escritores e como é o olhar deles para o mundo, além disso nos traz bastante curiosidade e conhecimento sobre a arte de escrever e a importância da escrita.”
Para garantir a participação de mais de 50 alunos ex-alunos na palestra foi necessária uma mobilização na escola que contou com a colaboração da gestão, coordenação e professores de Língua Portuguesa que divulgaram a palestra e incentivaram os alunos a participar desse evento tão importante.
Ao final da palestra, o escritor Rubenio Marcelo convidou os membros da Academia Estudantil de Letras “Raquel Naveira” presentes e os alunos concluintes do Ensino Médio de 2022 para a apresentar e autografar a réplica do livro “Vias do Infinito Ser” criada na Unidade Curricular Linguagens e Interartes, cuja capa foi desenhada pelo estudante João Paulo Rodrigues. A patrona da AEL, a escritora Raquel Naveira, compartilhou sua alegria em ser homenageada pela escola e pelos estudantes e enalteceu a importância de projetos que incentivem a leitura e a literatura nas escolas.