Apresentação

O componente Projeto de Vida tem na sua essência essa proposta de desenvolver atividades que vão além de um aprendizado que possa auxiliar na descoberta e planejamento do futuro profissional dos estudantes. Esse componente traz a difícil e desafiadora missão de conectar os saberes, de formar integralmente um sujeito capaz de se conhecer, de descobrir e reconhecer seus potenciais. De enfrentar os desafios, de desenvolver seus pontos fracos. E ainda, se reconhecer como um cidadão ativo na sociedade em que vive, pertencente ao seu espaço físico, geográfico, político e social.

Esse desenvolvimento integral articulado pelo Projeto de Vida em conexão com os demais componentes curriculares, tem como objetivo realizar a muitas mãos e vários momentos de reflexão, uma jornada capaz de ajudar o estudante a olhar para dentro de si mesmo e assim poder se ver para além dos muros da escola como um sujeito atuante em seu processo de aprendizagem. Esse é um exercício de puro encantamento e é exatamente isso que os relatos dos educadores de Mato Grosso do Sul nos conta e nos deixa ver em detalhes.

O uso de metodologias ativas pelos educadores em suas práticas, como uma premissa fundamental no componente Projeto de Vida fica explícito na descrição das atividades realizadas. Com o propósito de se desenvolver competências cognitivas e socioemocionais nos estudantes, fica claro que o protagonismo desses estudantes serão o fruto de um trabalho em que os coloque de forma ativa em seu processo de aprendizagem.

Mas é fundamental destacar que esse protagonismo é via de mão dupla, educador e estudante trilham esse caminho juntos e esse processo fica evidente nas ações. É emocionante ler o relato dos educadores nessa trajetória, a necessidade de explorar universos desconhecidos que o componente Projeto de Vida praticamente coloca diante deles e como seus planejamentos ganham vida, forma ao irem para a sala de aula e por isso, precisam ser revistos ao longo do processo. O acompanhamento das ações realizadas se torna vital para que os resultados sejam alcançados, e mesmo assim, eles podem não acontecer e o replanejar precisa ser inserido num novo ciclo.

Vale destacar que as práticas relatadas demonstram educadores preocupados com o cenário pós pandemia evidenciado nas escolas, um lugar extremamente social e emocional. Assim, as escolas por todo estado de Mato Grosso do Sul foram preparadas pelas equipes gestoras e cada vez mais se fortaleceram para acolher, cuidar e praticar uma escuta empática capaz de diagnosticar para além das necessidades de aprendizagem, motivo de muita preocupação e foco de atuação com seriedade e profissionalismo, mas também para a formação integral.

Por fim, você irá inspirar-se, descobrir que é possível fazer na prática essa educação de sentido para todos e todas, conhecer uma equipe de gestores e educadores comprometida, sem medo de tentar, de errar, de recomeçar.

EDUCADOR ESSE ESPAÇO É SEU. COMPARTILHE VOCÊ TAMBÉM A SUA EXPERIÊNCIA!