A Escola Estadual Indígena Natividade Alcântara Marques, localizada na cidade de Dois Irmãos do Buriti, é uma das novas escolas a ofertar o Ensino Médio Integral neste ano de 2022.
Essa implantação tem sido um trabalho desafiador para a comunidade escolar e a liderança indígena. Entretanto, as experiências vivenciadas estão trazendo mais conhecimento e segurança, resultando na eficácia de todo o processo .
Com a proposta de promover o protagonismo estudantil e da história da escola, essa instituição tem desenvolvido aulas dinâmicas e práticas envolvendo os conhecimentos da Base Nacional Comum Curricular e os conhecimentos tradicionais indígenas.
Neste projeto do Itinerário Formativo Linguagens e Saberes Indígenas, os estudantes elaboraram a pesquisa e em seguida partiram para prática, produzindo os pratos tradicionais das aldeias Terenas e Buriti. Fizeram a produção textual, catálogo das imagens e por fim, os pratos como o bolo de arroz tradicional e Hihi ( feito de mandioca). Aprenderam todo processo de produção, desde o período correto da plantação e colheita da matéria prima utilizada. Fizeram também a tradução do nome dos pratos para Língua Terena, orientados pelos professores: Devane Alves Gabriel, Gil Paulo, Íris Ramona, José Carlos e Ramão Fermino.
Nas aulas de Arte e Cultura Terena, a professora Cristiane Fermino Gabriel, contou com a contribuição do artista da comunidade Evaldo André para apresentar aos estudantes a aula teórica e desenvolver na prática o processo artístico. Houve grande interesse por parte dos envolvidos, revelando grandes artistas na produção de colares e brincos.
Tradução: Culinária Terena