Nos dias 29 e 30 de novembro aconteceu na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio (EEIEM) Pastor Reginaldo Miguel- Hoyenó’O, situado na aldeia Lagoinha em Aquidauana, o 1º TECNOTERENA: Tecnologias Inovadoras na Agricultura Familiar. Com objetivo de interação de experiências de saberes indígenas tradicionais (conhecimento empírico) com os conhecimentos técnicos científicos entre a comunidade local e os alunos com os profissionais, despertando nos alunos mudanças de valores, hábitos e interesse em solucionar problemáticas técnicas produtivas no cenário econômico social e produtivo.
Com a finalidade de demonstrar e repassar a inovação tecnológica na produção de Oléricolas, tivemos a presença do profissional Engenheiro Agrônomo Daniel Kusano, que através da oficina de preparo de canteiros para produção de hortaliças, os produtores locais, estudantes e comunidade local conheceram e aprenderam a instalar o mulching (tecnologia de cobertura de solo) que traz inúmeros benefícios na produção de hortaliças como: redução na perda de água no solo, crescimento rápido e uniforme das mudas, diminuição de plantas invasoras, entre outros e a instalação de aspersores por gotejamento nos canteiros.
A zootecnista Ma. Patrícia Gomes Santana ministrou a palestra intitulada “Avicultura como alternativa para a agricultura familiar.” Além da discussão sobre o tema avicultura familiar, foram demonstradas análises básicas realizadas nos experimentos desenvolvidos pelos membros do grupo GENAVE, assim como esclarecidas as dúvidas sobre o curso de zootecnia da UEMS e a atuação do zootecnista no mercado de trabalho.
O Engenheiro Florestal Valdenir Rezende ministrou uma palestra sobre “Técnicas adequadas para produção de mudas da guavira”, foi ressaltado a importância econômica para comunidade indígena tratando de frutífera tradicional da região local onde as famílias indígenas obtém mais uma fonte de renda alternativa para sua subsistência. Sabendo que a frutíferas é de suma importância cultural, financeira e social a Técnica Eronilda Tatiane Baez Moreira realizou na escola uma oficina de produção de mudas da guavira, explicando desde a coleta de sementes até o seu transplatio. Essa prática possibilita aos alunos e produtores locais produzirem as suas próprias mudas, facilitando a compressão sobre implantação em novas áreas a serem exploradas por que a colheita em mata nativa dificulta a acessibilidade ao fruto. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também esteve presente no evento.
O projeto 1º TECNOTERENA: Tecnologias Inovadoras na Agricultura Familiar, teve o apoio do diretor escolar Me. Luiz Cesar de Souza Cardoso, Coordenador Pedagógico Helder Candido Pio, Coordenadora do Curso em Agroecologia Ma. Thiara de Azevedo Tezolin, os professores do curso de agroecologia Engenheiro Agrônomo Dr. Elison Floriano Tiago, Engenheira Florestal Iara Ferreira da Silva Terena, Engenheiro Agrônomo Ariel Diniz Crivelare, Cacique Leveson Vicente e sua Liderança, Equipe Hoyenó’O e Prefeitura Municipal de Aquidauana.
Parabéns a todos os envolvidos pela dedicação e excelência na Culminância desse projeto!