Os itinerários formativos correspondem à parte de escolha dos estudantes do Novo Ensino Médio. Nesse sentido, são os conteúdos e temas que os estudantes podem escolher para aprofundar seus conhecimentos de acordo com os seus interesses. O objetivo do Guia de Itinerários Formativos é apoiar os responsáveis pelo processo de implementação do Novo Ensino Médio nas Secretarias de Educação nessa etapa desafiadora.
A publicação está disponível em três volumes. Visto que há recomendações ao longo dos conteúdos para modalidades específicas do Ensino Médio. Assim, o projeto atende o Ensino Médio Regular. Mas também ofertas como educação quilombola e indígena. Bem como jovens em privação de liberdade, educação do campo, das águas e das florestas, entre outras.
Além disso, o material apresenta casos de redes estaduais que inspiram caminhos. Entrevistas foram feitas com Técnicos das Secretarias, gestores escolares e especialistas em diferentes territórios. A fim de criar diagnósticos das reais necessidades das redes. Dessa maneira, a publicação detalha por meio de relatos alguns percursos de implementação dos itinerários formativos.
O Guia também apoia a elaboração de materiais de apoio aos professores e sua formação. Assim como a adaptação de Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o processo de monitoramento da implementação dos itinerários formativos nas escolas.
O Guia de Itinerários Formativos foi desenvolvido pelo Instituto Reúna. A Fundação Telefônica Vivo, o Instituto Natura, o Itaú Educação e Trabalho e o Instituto Sonho Grande foram parceiros do Instituto no desenvolvimento da publicação.
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