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Plano de Recomposição das Aprendizagens e Educação Indígena garantem aos estudantes princípios de igualdade social, especificidade, bilinguismo e interculturalidade

  • 19 jul 2023
  • Categorias:Aquidauana
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Com foco na recomposição das aprendizagens nas escolas da Rede Estadual de Educação urbana e rural, a SED, por intermédio da equipe pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de Aquidauana – CRE 1, representada pelos assessores escolares Cândida Cunha, Uanderson Holsback, Felipe Medina e Maria Gerônimo, vem realizando uma ação interventiva que visa dar suporte à gestão e aos professores das escolas indígenas pertencentes à respectiva  jurisdição 1. 

Visando um trabalho colaborativo, os assessores escolares, com apoio da Coordenadora Regional Gleyde Godoy, realizaram reunião com a gestão escolar, gestão pedagógica e liderança das escolas indígenas apresentando uma proposta sistematizada de recomposição de aprendizagem para o próximo semestre. Participaram desse momento de discussão a equipe da Unidade de Análise de Dados Educacionais (Unade) e a Coordenadoria de Modalidades Específicas (Comesp).

Após  momentos de reflexão, gestores da EEI Natividade Alcantara Marques encaminharam seu planejamento para as aulas de recomposição a partir do próximo semestre. O diretor Claudenir  e o  Cacique Ndeti Reginaldo acreditam que a comunidade irá ganhar muito com essa oportunidade de recompor as aprendizagens, além de terem a certeza de que com o fortalecimento das habilidades essenciais os estudantes conseguirão acompanhar melhor as aulas.

A recomposição das aprendizagens vem sendo um desafio enfrentado por toda a Rede Estadual de Ensino, especialmente nas escolas que possuem matriz curricular própria considerando suas especificidades. O objetivo da ação é que as habilidades essenciais sejam trabalhadas nas escolas indígenas por professores designados, após deliberação coletiva pela comunidade. As orientações são fornecidas de modo presencial, pois o objetivo é dar suporte aos professores que irão trabalhar a recomposição, considerando as dificuldades e desafios de cada comunidade,  para que  o apoio pedagógico seja  adequado e eficaz.

Essa escuta  organiza os planejamentos e fomenta uma postura investigativa acerca das aprendizagens dos estudantes, a fim de evitar o acúmulo de defasagens nas escolas e garantir a continuidades das ações do PRA como um conjunto de estratégias que possibilitem  ao estudante avançar na sua trajetória escolar com sucesso. 

Momentos como esses contribuem  para a exponencialização no  desenvolvimento do trabalho exercido pelos profissionais na escola, pois apresentam estratégias diferenciadas diante dessa  nova demanda. 

Fotos: Arquivo Escolar

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