A escola Vespasiano Martins, localizada no distrito do Quebra, em Sidrolândia/MS, tem por sua modalidade a educação no campo, que por sua vez reflete os aspectos culturais e econômicos da região onde se encontra.
Tendo em vista os aspectos culturais e econômicos dessa região, se faz necessário a inserção de atividades direcionadas para a realidade desse local. Nesse contexto, as professoras Leticia Ribeiro Fay e Jaqueline Viturino desenvolveram uma atividade de forma interdisciplinar, podendo assim relacionar a matéria prima do campo, o leite, com o desenvolvimento de um produto com aspecto econômico, o queijo.
Essa ação aconteceu nas aulas de Terra, Vida e Trabalho – TVT, do 3º Ano do Ensino Médio e do Itinerário Formativo de ciências da natureza, contemplando a temática do catálogo de Unidades Curriculares SED/MS – “Artesanal ou Industrial? ”.
O objetivo desse trabalho foi estudar os segmentos da agroindústria alimentícia na transformação do leite em queijo, iogurte e outros derivados, além de compreender os processos industriais e artesanais realizados no leite.
O queijo, uma das iguarias resultante desse processo, é um produto que os estudantes vivenciam suas famílias fazerem na prática. Na escola, puderam fabricar dois tipos de queijos: um com vários temperos e outro simples. Durante esse processo das aulas, o intuito foi aprimorar o conhecimento e fortalecer as raízes de quem vive a realidade rural, na qual a Escola do Campo, além de agregar conhecimentos e valores, pode contribuir para que essa atividade seja não só de subsistência, mas também de rentabilidade para quem a produz.