Aconteceu no primeiro dia de aula na EE Lúcia Martins Coelho uma ação planejada pelos Jovens Acolhedores, que consiste na oportunidade de estabelecer os primeiros vínculos com os novos estudantes, para que eles se sintam recebidos e pertencentes à escola desde os primeiros dias do ano letivo. É um momento também para que vivenciem situações nas quais serão conduzidos à reflexão sobre os seus sonhos e sobre as expectativas em torno da sua realização, a partir do apoio deste novo período, nesta nova escola.
No caso da EE Lúcia Martins Coelho houve uma avaliação prévia pela equipe dos jovens acolhedores, que organizou atenta às particularidades dessa instituição, adequando à realidade dos estudantes, com o intuito de situá-los nesse ambiente que agora será chamado de seu.
Os “calouros” como são chamados, saem do 9º ano da rede municipal, particular ou da rede estadual de ensino, para o Ensino Médio e isso muda significativamente a rotina desses estudantes que passam a vislumbrar um novo nível, uma nova rotina ou novos amigos. O estudante Alison Lima, líder do grupo Jovens Acolhedores relata que “ se sentiu muito nervoso em sua primeira experiência como estudante do ensino médio em uma nova escola, mas ao mesmo tempo muito feliz e entusiasmado e por sentir gratidão e admirar os colegas que o acolheram , tornou-se um jovem acolhedor”.
Para o ano de 2023, o tema escolhido foi “Planetas” . Inicialmente os estudantes receberam pulseiras de cores diferentes com o intuito de fazer grupos, sendo alocados em salas com as cores da pulseira. Após esse processo os jovens acolhedores fizeram a sua apresentação, iniciando o cronograma de acolhimento com a “Escada dos Sonhos”, “Sensações”, “Quem sou eu? O que sou e qual a minha história?” , finalizando com a apresentação dos professores e suas dinâmicas em sala de aula. Explanaram também, o roteiro das atividades que induzem a Unidade Curricular Projeto de Vida, cujo foco principal é provocar os estudantes a refletirem sobre seus sonhos, seus valores e o que pensam sobre o futuro que cada um poderá construir. Essa metodologia busca despertar o desejo de conhecer e de fazer parte da vida do outro e da escola, construindo a confiança no projeto escolar. Parabéns à todos os envolvidos.