No período de 13 a 17 fevereiro acontece a Jornada Formativa de 2023, que envolve gestores, professores e administrativos das escolas da Rede Estadual de Ensino.
Essa ação acontece presencialmente nas escolas e tem como proposta orientar, debater e refletir juntamente com a equipe sobre o exercício do ano letivo de 2023. Para orientar esse encontro, a Secretaria de Estado de Educação, por intermédio da Suped (Superintendência de Políticas Educacionais) e da CFOR (Coordenadoria de Formação Continuada) elaborou um material que traz informações sobre a legislação vigente, os indicadores escolares, a Matriz de Referência das Habilidades Essenciais o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul e a aplicabilidade desses documentos se nos planejamentos escolares em nosso estado.
Essa atividade oportuniza aos profissionais da Educação desenvolverem estratégias metodológicas, de forma planejada, de modo a favorecer a prática pedagógica e o desenvolvimento integral dos estudantes. Além disso, está sendo considerada a organização avaliativa e pedagógica para recomposição da aprendizagem no período pós-pandemia.
Momentos da Acolhida
A acolhida dos mais de 25 mil profissionais iniciou com um vídeo de boas vindas do Secretário de Educação Professor Hélio Daher, e logo após com a participação dos Jovens Protagonistas e convidados. Além disso, para esse primeiro momento alguns gestores organizaram várias atividades. Na EE José Alves Quito – Corguinho , a diretora homenageou os dois servidores mais antigos da escola e convidou uma nutricionista da CRE 2, para fazer uma palestra para as merendeiras, valorizando esse trabalho e orientando para a melhoria da merenda escolar aos estudantes. Na EE Miguel Sutil – Camapuã reuniram-se todos os servidores, professores e administrativos, alinhando o início do ano letivo. Na EE Antonio Nogueira da Fonseca – Escola rural de Terenos, a acolhida foi na sala de tecnologia, com a entrega de um mimo aos servidores, reforçando a importância do trabalho com os estudantes às especificidades da escola.
Na EE Lúcia Martins Coelho em Campo Grande, os servidores foram recebidos pelo Jovens Acolhedores e na EE Sidrônio Antunes de Andrade, Sidrolândia, está sendo um momento de aprendizado, reflexão e debate visando mobilizar a participação dos profissionais da educação no processo pedagógico.
Durante a Jornada Formativa, os profissionais da educação são orientados por meio de materiais enviados pela SED/SUPED/CFOR, que servem como guia para o aprendizado e a discussão. Além disso, a iniciativa também tem como objetivo fornecer um espaço para que os educadores possam trocar experiências, debater ideias e propor soluções para os desafios enfrentados no dia a dia.
Ano Letivo
Entre os dias 13 a 17 de fevereiro, profissionais da REE participam de uma semana de orientações, debates e reflexões, realizadas presencialmente nas escolas estaduais de MS. A Jornada Formativa reúne professores, coordenadores e gestores, além dos servidores administrativos.
A ação possibilita que os profissionais da Educação desenvolvam estratégias metodológicas, de forma planejada, de modo a favorecer a prática pedagógica e o desenvolvimento integral dos estudantes. Para tanto, neste ano letivo serão debatidas as multiplicidades sociais e culturais.
As aulas nas escolas da REE terão início no dia 23 de fevereiro de 2023. Além da organização pedagógica, o Governo tem como prioridade a distribuição dos materiais escolares e uniformes, que já estão nas unidades escolares. Ao todo, são 193 mil kits, resultado de um investimento de R$ 8,9 milhões pelo Governo do Estado. Divididos em três tipos, eles foram pensados de acordo com as necessidades de cada grupo de estudantes atendidos pela Rede Estadual: 1 – Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano); 2 – Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); 3 – Ensino Médio.
Os três kits contam com cadernos tipo brochura, caderno de cartografia, lápis, lápis de cor (caixa), borrachas, apontadores, cola branca, tesoura e régua. Estudantes do grupo 1 receberão caderno de caligrafia e aqueles que fazem parte dos grupos 2 e 3 contarão com transferidores, esquadros e canetas esferográficas.
Entre os uniformes que serão entregues aos estudantes estão as camisetas e bermudas – um investimento de R$ 11,3 milhões. Foram adquiridas mais de 364 mil camisetas, visando a distribuição de duas para cada aluno dos Ensinos Fundamental e Médio da REE. Já as 90 mil bermudas serão destinadas somente para o Ensino Fundamental, sendo uma unidade para cada estudante.