Pela quarta vez, a Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, participou da 12a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC-MS), realizada no período de 26 a 29 de outubro de 2022, levando um total de sete (7) trabalhos premiados, inclusive o 1o lugar em Ciências Biológicas!
A escola conta com uma equipe que apoiou o desenvolvimento de cada trabalho vencedor. O professor Demerval Alves de Souza Júnior foi o responsável por instigar nos alunos e professores a importância do trabalho científico, bem como orientá-los em toda a execução e apresentação dos trabalhos vencedores, com a parceria das professoras Wendilly Lorraine C. T. Azevedo e Ana Paula Floriano Santos que foram as responsáveis também por orientar os alunos vencedores em cada processo das pesquisas, além de toda equipe pedagógica e administrativa da escola.
O projeto que ganhou em 1o lugar em Ciências Biológicas, intitulado de “LESMABUSTERS”, propõe elaborar um produto biodegradável de baixo custo, a base de barbatimão (Stryphnodendron adstringens) que tenha potencial moluscicida para controle de caramujos-africanos (Achatina fulica). A professora orientadora do trabalho vencedor, Wendilly Lorraine, afirma: “A participação na FETECMS e consequente premiação foi um incentivo imenso ao trabalho realizado com os alunos. Entendendo que a ciência pode transformar realidades e muito mais que isso foi o sentimento de equipe do nosso clube de ciências AAGora”. A Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes desde 2014 tem um trabalho voltado para a produção científica, intensificando-se mais esse trabalho em 2018, culminando na participação de feiras municipais, estaduais e internacionais.
Segundo o diretor da escola, Marcelo José de Souza, a escola tem conseguido atrair mais professores que buscam esse olhar científico, e consequentemente o aluno se sente envolvido e é motivado a ter esse olhar também, resultando em reconhecimento por meio de feiras, como a FETEC-MS.
No total, foram sete (7) trabalhos da escola estadual premiados: 1o lugar em Ciências Biológicas, 4o lugar em Ciências Exatas e da Terra, credenciamento da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), bolsa de iniciação científica PIPIC, recomendação de publicação na Revista Scientia Prima, menção honrosa da Superintendência de Gestão de Pessoas de Mato Grosso do Sul e participação no Programa de Pré-Incubação de Startups Inovadoras de UFMA.