A professora Edinéia Borges desenvolveu o projeto em suas aulas com as turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.
Na Escola Estadual Indígena Professor Atanasio Alves, localizada na Aldeia Lalima no município de Miranda, aconteceu um Projeto chamado: “Produção de Horta Orgânica Escolar”. Essa atividade contemplou os Componentes Curriculares dos Itinerários Formativos: Agroecologia e Sustentabilidade e Empreendedorismo Social.
O trabalho surgiu do interesse dos estudantes em vivenciar uma experiência de aprendizagem voltada para a realidade local, tendo em vista as necessidades de aprenderem mais sobre uma alimentação saudável, da ciência da produção dos vegetais, e além disso, produzir conhecimentos válidos para o seu Projeto de Vida.
Desse modo, após promover a escuta dos estudantes, a professora Edinéia Borges desenvolveu o projeto em suas aulas com as turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. A metodologia de ensino contemplou a discussão sobre o processo de produção, aspectos climáticos, ações experimentais com sementes de hortaliças desde o processo de germinação, crescimento e colheita, abrangendo pesquisa sobre a importância de uma alimentação saudável.
Ressalta-se que o projeto permitiu aos estudantes o desenvolvimento de competências e habilidades, tais como o senso de autonomia, autoconfiança, responsabilidade e relações interpessoais, favorecendo o sucesso escolar e profissional.
Além disso, outro aspecto fundamental foi a interação entre Gestor, Coordenadores, Professor e estudantes, pois isso contribuiu de sobremaneira para o engajamento de todos os envolvidos nesta prática pedagógica.