A mudança tem como objetivo garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros
As 27 Unidades da Federação apresentam seus referencias curriculares para o Novo Ensino Médio aprovados e homologados pelos respectivos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação. Os referencias curriculares são os documentos que orientam a elaboração dos novos currículos aplicados nas salas de aula.
A (re)elaboração dos currículos de referência se iniciou em 2019, depois da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). Os referencias trazem as orientações para as escolas públicas e privadas das redes de ensino para a implementação do novo ensino médio.
No Novo Ensino Médio, os currículos são compostos por uma nova organização curricular, mais flexível, que contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), parte comum e obrigatória a todos os estudantes e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Os alunos poderão escolher parte da sua carga horária para aprofundar seus conhecimentos com ênfase nas quatro áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e/ou na Formação Técnica e Profissional.
A mudança tem como objetivo garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.
O cronograma definido pelo MEC estabelece que o novo ensino médio será implementado em 2022, de forma progressiva, começando pelo 1º ano do ensino médio. Em 2023, a implementação segue, com os 1ª e 2º anos e, em 2024, o ciclo de implementação termina, com os três anos do ensino médio.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Site do MEC